Por que o design simples — e bem feito — sempre vence

Lenine
2 min readAug 18, 2022

Design é resolução de problemas

Quando alguns profissionais pensam sobre design simples, os primeiros pensamentos que vêm à mente são “preguiçoso” e “chato”.

Na verdade, seu efeito pode ser exatamente o oposto. Muitos dos produtos mais vendidos no mundo têm designs completamente simples.

Um dos objetivos do design de produto é encontrar uma solução que satisfaça o maior número de pessoas. Quando se trata de design simples, apenas algumas pessoas odeiam, mas a grande maioria é tolerante, o que torna o design simples bem-sucedido.

O simples pode funcionar em vários contextos

Mas por que as pessoas são tolerantes com o design simples? Porque o design simples é fácil e parece instantaneamente familiar. As pessoas adoram um design simples porque isso faz elas se sentirem confortáveis.

Uma definição que eu mais gosto é que: o simples pode funcionar em vários contextos.

Um bom design

O objetivo final de qualquer produto é a capacidade de resolver o problema de forma eficaz. Desde que isso aconteça, o produto não precisa ter detalhes exclusivos que o destaquem da multidão.

Dieter Rams e produtos que ele projetou. Fotografia: Designwanted.

Dieter Rams, um dos designers mais influentes do século 20, cunhou 10 Princípios do Bom Design. Um dos princípios afirma que um bom design é discreto. Os produtos não são objetos decorativos nem obras de arte. São apenas ferramentas que cumprem um propósito. Seu design deve, portanto, ser neutro e contido.

Devemos sempre entender as necessidades do público-alvo para o qual projetamos.

Como sempre, textos ácidos e cheios de ironia. TUDO free e sem paywall.

No bullshit. ​No gimmicks​. You got it! I make money not art.

🤟️️️🥤 Instagram, 💵 👾 LinkedIn, 😈 🤟 Twitter e 😎 👉 WWW

--

--

Lenine

Product Designer. Devido a minha prática constante de cinismo e desapego, consigo evitar debates acalorados sem noção e "mimimi". No bullshit.