Por que o design simples — e bem feito — sempre vence
Design é resolução de problemas
Quando alguns profissionais pensam sobre design simples, os primeiros pensamentos que vêm à mente são “preguiçoso” e “chato”.
Na verdade, seu efeito pode ser exatamente o oposto. Muitos dos produtos mais vendidos no mundo têm designs completamente simples.
Um dos objetivos do design de produto é encontrar uma solução que satisfaça o maior número de pessoas. Quando se trata de design simples, apenas algumas pessoas odeiam, mas a grande maioria é tolerante, o que torna o design simples bem-sucedido.
O simples pode funcionar em vários contextos
Mas por que as pessoas são tolerantes com o design simples? Porque o design simples é fácil e parece instantaneamente familiar. As pessoas adoram um design simples porque isso faz elas se sentirem confortáveis.
Uma definição que eu mais gosto é que: o simples pode funcionar em vários contextos.
Um bom design
O objetivo final de qualquer produto é a capacidade de resolver o problema de forma eficaz. Desde que isso aconteça, o produto não precisa ter detalhes exclusivos que o destaquem da multidão.
Dieter Rams, um dos designers mais influentes do século 20, cunhou 10 Princípios do Bom Design. Um dos princípios afirma que um bom design é discreto. Os produtos não são objetos decorativos nem obras de arte. São apenas ferramentas que cumprem um propósito. Seu design deve, portanto, ser neutro e contido.
Devemos sempre entender as necessidades do público-alvo para o qual projetamos.
Leitura complementar
- Como entregar produtos melhores
- Bom*, mas não precisa ser ótimo
- Simples não é feio
- Pare de projetar produtos para pessoas aleatórias
Referência