Nokia — Rebrand

Lenine
3 min readFeb 28, 2023

A Nokia anunciou a mudança de um logotipo que tem sido usado em seus produtos desde a década de 1980 e é, para muitos, sinônimo de aparência de telefones celulares. É dessa associação que a marca quer se afastar.

Antes / Depois

A Nokia revelou sua nova identidade no domingo — 26 de Fevereiro — no MWC — a primeira grande reformulação do logotipo da empresa em quase 60 anos. A empresa percorreu um longo caminho desde a sua fundação como a única fábrica de papel em 1865. Seu logotipo original apresentava uma cabeça de salmão — uma referência ao rio Nokianvirta pelo qual a fábrica foi estabelecida e que deu o nome à empresa.

A Nokia já dominou o mundo mobile, mas não conseguiu se adaptar à era do smartphone liderada pela Apple e pelo Google. A empresa vendeu seu negócio de telefonia móvel para a Microsoft em 2014, mas o negócio foi um desastre.

Em 2016, a Microsoft havia perdido pelo menos US$ 8 bilhões com a aquisição e começou a encerrar seu próprio negócio de smartphones, que não conseguiu enfrentar o iOS e o Android. Naquele ano, a marca mobile Nokia foi vendida para uma nova entidade fundada por ex-funcionários da Nokia, a HMD Global. Os aparelhos Android começaram a ser vendidos com o nome Nokia mais uma vez, embora agora sejam fabricados pela subsidiária da Foxconn, FIH Mobile.

A Nokia disse que a mudança da marca não afetará a licença usada pela HMD para comercializar seus próprios aparelhos. A HMD revelou um novo smartphone apenas alguns dias atrás, com o logotipo original da Nokia .

A própria Nokia agora ganha dinheiro por meio de negócios, incluindo a venda de equipamentos de rede e o licenciamento de suas muitas patentes, inclusive para fabricantes de celulares. A empresa também tem se empenhado fortemente no 5G, com essa parte de seus negócios impulsionada pelas proibições de equipamentos fabricados pela rival chinesa Huawei.

A empresa publicou em seu blog um texto afirmando que o novo logotipo da empresa, “captura a Nokia como somos hoje, com energia renovada e compromisso como pioneiros da transformação digital”.

Como sempre, textos ácidos e cheios de ironia. TUDO free e sem paywall.

No bullshit. ​No gimmicks​. You got it! I make money not art.

😎 👉 Portfolio / 🤟️️️🥤 🌎 Instagram / 🎃 💵 LinkedIn / 👾 Twitter

--

--

Lenine

Product Designer. Devido a minha prática constante de cinismo e desapego, consigo evitar debates acalorados sem noção e "mimimi". No bullshit.