Como o DesignOps funciona

Lenine
3 min readNov 8, 2022

DesignOps não é um novo departamento de design. DesignOps trata da criação de uma cultura de centralização do uso e agilidade ao longo do tempo.

Coisas importantes para entender como o DesignOps funciona

  1. Existem três áreas — que se concentram: estrutura, processo e análise.
  2. A mentalidade do DesignOps abrange essas três áreas e forma uma metodologia a partir delas.
  3. Exige uma mudança de mentalidade no nível individual e na equipe.
  4. A mentalidade envolve trabalho conjunto, harmonia, definição de prioridades e medição de sucesso.

A mentalidade DesignOps é essencial para equipes de qualquer tamanho — mesmo para um designer freelance trabalhando sozinho. Ajuda a criar processos e eficiências de longo prazo que resultam em um trabalho melhor e mais consistente.

DesignOps não é um novo departamento de design

É como as interfaces entre design, produto e engenharia são gerenciadas. Além disso, o DesignOps trata da criação de uma cultura de centralização do uso e agilidade ao longo do tempo. Ele coloca o design não apenas como mais um passo ao longo do caminho, mas como um ritual contínuo de transferência e feedback.

DesignOps segundo a Norman Group, se divide em 3 áreas

  1. Como trabalhamos juntos: Organizar equipes, colaborar e humanizar ambientes e encontros para um trabalho mais eficiente.
  2. Como fazemos o trabalho: Padronizar processos, harmonizar, para que haja um entendimento compartilhado de inteligência de design e priorizar projetos.
  3. Como nosso trabalho cria impacto: Avalie o trabalho para criar responsabilidade, socialize-se como uma ferramenta para educar os outros sobre o valor do design e possibilite o uso do design thinking e atividades relacionadas.

No modelo da Norman Group, a colaboração em equipe é a base da mentalidade DesignOps — que não é um conceito único para organizações que trabalham com várias equipes.

A mentalidade DesignOps nos ajuda a trabalhar juntos para realizar coisas impactantes/grandes.

DesignOps no nível Individual

Você aplica a mentalidade DesignOps no nível individual ao usar estruturas de nomenclatura comuns para arquivos e pastas por exemplo. Você sabe exatamente onde procurar quando precisa encontrar algo.

DesignOps no nível de Time

A mentalidade DesignOps aplicada no nível de Time, por exemplo, usa ferramentas padronizadas, modelos, fluxos de trabalho e processos e procedimentos para tarefas relacionadas ao design. Todos seguem o mesmo processo e protocolos.

Quais os benefícios do DesignOps?

  • Aumento da produtividade e eficiência;
  • Participação em temas mais estratégicos;
  • Automatização de processos;
  • Aumento da confiança por outras áreas da empresa;
  • Possibilidade de promover os valores do bom design para a empresa;

Uma coisa que é importante observar é que DesignOps nunca é perfeito. Trata-se de começar pequeno e escalar — a colaboração em equipe é a base da mentalidade DesignOps.

Como sempre, textos ácidos e cheios de ironia. TUDO free e sem paywall.

No bullshit. ​No gimmicks​. You got it! I make money not art.

🤟️️️🥤 Instagram, 💵 👾 LinkedIn, 😈 🤟 Twitter e 😎 👉 WWW

--

--

Lenine

Product Designer. Devido a minha prática constante de cinismo e desapego, consigo evitar debates acalorados sem noção e "mimimi". No bullshit.