Apple Vision Pro é o produto mais “Black Mirror” já anunciado pela empresa
Durante a WWDC 2023, a companhia finalmente trouxe os primeiros detalhes do produto, que ainda não possui preço e data de lançamento revelados.
Chamado de “computação espacial”, o novo conceito apresentado pela Apple quer transformar o produto em algo tão revolucionário quanto o iPhone e o Mac. Ao utilizar o aparelho, o usuário pode transformar “o ambiente em telas”, segundo a Apple.
O Vision Pro chega com design muito diferente de todos os seus competidores. Em vez de plástico, o modelo adota um painel externo coberto por vidro 3D e acabamento de liga de alumínio para maior durabilidade e resistência, com uma faixa flexível com sistema de som integrado, ainda oferecendo materiais leves o suficiente para evitar fadiga com horas de uso.
Apresentando duas telas de alta densidade com 23 milhões de pixels (mais que uma TV 4K por olho) e avançada tecnologia micro-OLED, a empresa introduz lentes catadióptricas customizadas para maior definição e clareza de imagem. Usuários com diferentes problemas de visão terão que utilizar ZEISS Optical Inserts para garantir melhor usabilidade.
Os óculos de realidade mista estrearão com várias câmeras e sensores para detecção precisão do ambiente ao redor e de gestos com as mãos, permitindo que usuários possam comandar o sistema operacional com o braço em repouso no sofá ou no corpo.
“Construído sobre décadas de inovação da Apple, o Vision Pro está anos à frente e é diferente de tudo que foi criado até agora — com um novo sistema de comando revolucionário e milhares de inovações. Ele desbloqueia incríveis experiências para nossos usuários e empolgantes novas oportunidades para nossos desenvolvedores.” — Tim Cook, CEO da Apple
O dispositivo chamou a atenção por 3 razões:
- Diferentemente da maioria dos óculos do mercado, os olhos de seus usuários ficam visíveis (algo similar a uma lente de óculos comuns);
- Porém, há capacidade de também bloquear a visão para pessoas externas;
- Dispensa o uso de controle físico, de modo que os comandos são feitos por voz, olhos e dedos pinçados.
O Apple Vision Pro tem preço sugerido de US$ 3.499, ou cerca de R$ 17 mil. De acordo com a empresa, o produto será vendido lá nos USA no início de 2024. Ainda não há previsão para sua chegada no Brasil.
Referência